Qua, 06/02/2008 - 10:44
Aos 63 anos, Ermelinda Martins, residente no Penso, concelho de Vinhais, recebeu, pela terceira vez, o primeiro prémio no concurso de Fumeiro. “Já tinha recebido um em 2002 e outro em 2004. Estou muito contente por ter ganho, principalmente porque não estava a contar”, afirmou a vencedora.
Ermelinda afirma que não tem nenhum segredo para fazer fumeiro de qualidade, visto que utiliza os temperos de antigamente. “A receita é a mesma há 30 anos, foi a que aprendi com a minha mãe. A carne é temperada com vinho, alho e ervas aromáticas”, acrescenta.
Já o prémio para as cozinhas regionais foi arrecadado por Alda Alves, residente em Alfaião, no concelho de Bragança. “O fumeiro é sempre feito da mesma forma, a cura é que pode fazer com que fique mais saboroso”, explica a vencedora, acrescentando que, há dois anos, já tinha conseguido um quarto lugar.
Alda Alves afirma, ainda, que matou quatro porcos para fazer os enchidos que trouxe para a Feira do Fumeiro e realça que a qualidade da carne é fundamental para fazer bons enchidos.
Vencedores do concurso de fumeiro
Produtores individuais
1º Ermelinda Martins – Penso
2º Filomena Chorense – Edrosa
3º Luzia Fernandes – Tuizelo
4º Idalina Afonso – Cabeça de Igreja
5º Denérida Gonçalves – Edrosa
6º Luísa da Cruz – Tuizelo
7º Adília Maçãs – Lagarelhos
8º Maria das Neves – Vilarinho de Lomba
9º Adélia Santarém – Castro
10º Lucília Afonso – Romariz
Cozinhas regionais
1º Alda Alves – Alfaião
2º Lucinda Pires – Vinhais
3º Firmino Medeiros – Vila Verde
4º Regina Fernandes – Romariz
5º Manuel Martins – Mós de Celas



