Qua, 06/02/2008 - 10:41
O Centro de Noite de Ervedosa tem capacidade para 20 utentes e representa um investimento de 400 mil euros. Após a inauguração de um Centro de Dia na freguesia, há 8 anos, o equipamento foi dotado de condições para acolher os idosos durante a noite e prepara-se para ser convertido em Lar de Terceira Idade, já que há utentes que necessitam de cuidados permanentes.
O presidente da direcção do Centro Social e Paroquial de Ervedosa, padre António Pires, explicou as razões da mudança. “Fomos a primeira instituição a solicitar essa conversão, justificada e urgente pelas carências sócio económicas desta região, bem diferente do litoral”, lembrou o sacerdote.
Pedro Marques, que foi recebido ao som de um grupo de cantares tradicionais de Ervedosa, anunciou que o Governo obteve autorização de Bruxelas para efectuar essa transformação.
Na hora dos discursos, o presidente da Junta de Freguesia de Ervedosa, Franquelim do Nascimento, deixou soltar uma voz emocionada, quando recordou a caminhada que conduziu à inauguração de sexta-feira. “Foram muitos anos de luta, mas hoje, quando entro na aldeia e vejo este edifício, não posso esconder o orgulho”, confessou ao autarca, sem conseguir suster as lágrimas.
O presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, era outro dos autarcas que visivelmente satisfeito, já que o secretário de Estado da Segurança Social garantiu o financiamento do Lar de Idosos da freguesia, no âmbito do programa PARES.
O projecto do equipamento, já aprovado, contempla um investimento de 600 mil euros e uma capacidade para 16 utentes. Segundo o autarca, o concurso público da empreitada poderá ser lançado logo que o financiamento seja oficializado.


