class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167905 node-type-noticia">

            

Fumeiro atrai visitantes a Boticas

Ter, 29/01/2008 - 11:35


Durante o passado fim-de-semana, foram muitos os forasteiros que passaram por Boticas para degustar o fumeiro e os pratos tradicionais confeccionados à base de carne de porco. Durante a X Feira Gastronómica do Porco, as tasquinhas e restaurantes do concelho disponibilizaram ementas especiais com destaque para as especialidades gastronómicas locais. Arroz de costeletas e chouriça, cozido à barrosã, rojões no pote ou feijoada barrosã são alguns dos pratos que os visitantes puderam degustar durante os três dias do certame.

No dia da abertura da Feira, na passada sexta-feira, estiveram em destaque a ronda pelas tasquinhas e a animação com grupos de música tradicional. No dia seguinte foi a vez da recepção dos confrades da Confraria Gastronómica da Carne Barrosã, da chega de bois e da ronda das tasquinhas apadrinhada pelas Confrarias da Gastronomia Portuguesa.
O certame encerrou, anteontem, com a cerimónia de entrega de diplomas a todos os participantes e com mais música tradicional.
Recorde-se que esta iniciativa, que visa defender os interesses do Mundo Rural, tem um forte peso na economia local, nomeadamente para quem cria o porco e faz enchidos de forma tradicional, que tem nesta feira uma oportunidade de negócio. De ano para ano, o volume de negócios ascende aos 300 mil euros e são vendidas mais de 25 toneladas de fumeiro.
A organização certificou-se da genuinidade dos produtos e do cumprimento das boas práticas de higiene na confecção do fumeiro tradicional, garantindo, assim, mais qualidade aos produtos vendidos na Feira.
Nesta edição, o certame contou com cerca de 35 mil visitantes, oriundos de diversos pontos do País e da vizinha Espanha.