class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167904 node-type-noticia">

            

Menus de azeite para todos os gostos

Ter, 29/01/2008 - 11:34


Posta de vitela na brasa em azeite e alho, cabrito serrano com sopas de azeite, torradas de azeite ou maçãs no forno em azeite e mel são alguns dos petiscos que podem ser degustados nos restaurantes de Mirandela. Durante o III Festival de Sabores do Azeite Novo, que decorre até à próxima sexta-feira, os pratos confeccionados com este produto regional fazem parte das ementas de 12 unidades de restauração da cidade. Além disso, os visitantes e população local também se podem deliciar com os petiscos azeitados ou com as torradas de azeite nos cafés e pastelarias.

A par da gastronomia, este evento conta, ainda, com acções de formação subordinadas aos benefícios do azeite na Saúde, direccionadas para os estudantes do ensino básico, secundário e profissional.
Para os mais pequenos, a organização preparou um espectáculo teatral dedicado a esta temática. A peça “O Aparecimento da Oliveira em Mirandela”, encenada pelo Grupo de Iniciação Teatral da Câmara Municipal de Mirandela, mostrou aos mais pequenos a importância desta árvore para a economia local.
Além disso, os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo das escolas do concelho foram desafiados a elaborar uma série de trabalhos alusivos à oliveira e ao azeite, que se encontram expostos no Centro Cultural. Esta mostra é complementada com uma exposição fotográfica da Rota do Azeite de Trás-os-Montes.

Consultas de nutrição sensibilizam os utentes para a importância do azeite numa alimentação saudável

O azeite ligado à nutrição é, igualmente, um tema em destaque durante o Festival. Na próxima quinta-feira, a nutricionista do Centro Hospitalar do Nordeste, Teresa Gomes, vai fazer consultas na Unidade Hospitalar de Mirandela, alertando os utentes para a importância da utilização do azeite numa dieta saudável.
No mesmo dia vai decorrer um seminário técnico sobre “Azeites de Trás-os-Montes e Azeites do Alentejo – Denominações de Origem”, que conta com um painel internacional de provadores oriundos do Alentejo, Ribatejo e da vizinha Espanha.
No último dia do Festival vão estar em debate temas como “As características dos Azeites de Trás-os-Montes”, “Azeite e Saúde”, “O Território como Produto Turístico e os Desafios do Novo Quadro Comunitário”, bem como “O Olival, a Vinha: a valorização de recursos específicos e a promoção conjunta de duas paisagens vizinhas”.
As comemorações encerram com a prova do azeite novo e com a entrega de placas e certificados aos “pais adoptivos” das oliveiras (ver texto da pág. 10).