class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167902 node-type-noticia">

            

23 javalis fazem a Festa da Caça

Ter, 29/01/2008 - 11:29


A montaria de Morais voltou a alegrar a XII Feira da Caça e II Feira de Turismo que decorreu no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros. Ao todo foram 17 os javalis que caíram na caçada realizada no passado sábado, em simultâneo com a montaria organizada em Limãos, onde caíram 4 animais. No total, o certame saldou-se em 23 porcos, se contarmos com os dois abates nas caçadas que decorreram em Vinhais e Ala.

Recorde-se que na edição do ano passado Morais voltou a destacar-se pela positiva, pois foram 18 os porcos abatidos pelos monteiros.
Outra das actividades em foco nesta edição do certame foi a I Copa Ibérica de Caça com Falcões, um evento inédito em Portugal que trouxe ao concelho falcoeiros nacionais e espanhóis.
Mas, a XII Feira da Caça e II Feira de Turismo foi também um local onde a Escola de Golfe de Amarante ensinou alguns dos segredos da modalidade aos visitantes, talvez a pensar no campo que o Governo quer criar no Azibo.
Outra das grandes novidades foi o II Congresso dos Caçadores do Norte, reeditado após 13 anos de interregno. A cinegética, o turismo e o desenvolvimento rural foram temáticas transversais a todo o Congresso.
A prática de tiro com arco e besta, a exposição de fauna viva de espécies cinegéticas, bem como as provas de vinho e azeite nos restaurantes da feira foram outras das actividades marcantes. Isto a par dos expositores ligados ao turismo (na sua maioria agências de viagens e unidades de Turismo Rural), caça e acessórios, artesanato e produtos da terra.