class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167892 node-type-noticia">

            

Cuidados Continuados em Vinhais

Ter, 29/01/2008 - 10:19


Até ao final deste ano, entrará em funcionamento a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) que servirá todo o concelho de Vinhais. Com capacidade para 30 utentes, este serviço vai instalar-se no antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia (SCMV), que também já funcionou como centro de saúde, tendo já sido lançado o concurso para a requalificação e adaptação do edifício.

Orçada em um milhão de euros, a unidade será suportada em 50 por cento pelo Ministério da Saúde, sendo o restante assegurado pela Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e SCMV.
Esta valência visa prestar apoio aos “utentes que necessitem de cuidados, mas que já não precisam de estar internados num hospital, mas não podem, no entanto, ir para as suas residências”, explicou o vice-presidente da CMV, Roberto Afonso.
Na óptica do autarca, este projecto é um importante passo no que toca à implementação de unidades de saúde e de carácter social na região. “Vinhais é um dos concelhos com menor cobertura ao nível de equipamentos sociais, pelo que vai ser muito importante para as populações”, acrescentou o responsável.
Além de dotar a região com uma unidade de saúde, a UCC vai, ainda, “criar cerca 35 novos postos de trabalho, o que contribuirá para a fixação de novas pessoas”, salientou Roberto Afonso.
Recorde-se que o projecto prevê a recuperação arquitectónica do antigo hospital e edifício anexo, bem como o arranjo da área envolvente.