class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167885 node-type-noticia">

            

Notícias em rede

Ter, 22/01/2008 - 12:10


Terça-feira, 15 de Janeiro, marcou mais um virar de página na vida do Jornal NORDESTE. A adesão à Rede Transmontana de Notícias (RTN) não só contribui para alargar o leque de conteúdos deste jornal, como marca um reforço de posição numa região tão ampla como Trás-os-Montes e Alto Douro.

De facto, numa altura em que as novas vias de comunicação ainda estão no papel, torna-se necessário encontrar mecanismos para continuar a fazer o chamado jornalismo de proximidade, por via de parcerias com títulos de Imprensa Regional devidamente implantados em zonas como o Douro ou Alto Tâmega.
É neste sentido que nasce a RTN, que permite chegar mais longe e inserir conteúdos informativos de zonas que, habitualmente, não fazem parte da área de influência do Jornal NORDESTE. É o caso de Lamego, por exemplo.
Mas, se o Douro a todos diz respeito, porque não compilar informação passível de ter consequências no distrito de Bragança?
Por outro lado, a RTN assenta na necessidade de criar um produto comercial com uma difusão sem paralelo em Trás-os-Montes e Alto Douro, fruto da união de 4 títulos, o que resulta na edição de 20.000 exemplares em simultâneo.
Desde o III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2002, que nos habituamos a ouvir dizer que Bragança e Vila Real vivem de costas voltadas. A RTN prova que este sentimento não reina no mundo da Comunicação Social. Falta, agora, convencer a classe política a dar as mãos, de uma vez por todas, para que a região fale a uma só voz.