Ter, 22/01/2008 - 10:20
No que toca aos traços históricos, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, afirma que o antigo solar foi preservado naquilo que é essencial, como foi o caso da fachada, paredes e tectos. “No caso dos tectos só foi possível recuperar alguns deles, devido ao avançado estado de degradação das madeiras”, justificou o edil.
Além disso, o autarca esclarece que grande parte dos elementos que foram adicionados ao edifício aquando da sua requalificação para albergar o Banco de Portugal, em 1947, também foram removidos, visto que descaracterizavam a construção que remonta ao século XVIII.
Já os azulejos da década de 40, que davam as boas vindas a quem entrava no imóvel foram retirados, visto que o arquitecto considerou que não combinavam com a modernidade do solar. “Os azulejos foram todos marcados, catalogados e guardados na Câmara Municipal, porque Souto Moura entendeu que não havia condições para garantir a sua permanência”, salientou Jorge Nunes.
Espaço cultural dedicado à pintora Graça Morais deverá abrir as portas dentro de dois meses
A par da recuperação do antigo solar, o Centro de Arte Contemporânea conta, ainda, com um edifício de raiz e com um corpo intermédio que faz a ligação entre os dois espaços. O branco é a cor dominante em todas as salas, que vão acolher a exposição permanente da pintora transmontana Graça Morais, bem como obras de outros artistas que ficarão expostas temporariamente.
Neste momento, os trabalhos já estão concluídos, mas a inauguração do espaço depende da elaboração de três catálogos que vão identificar o trabalho do arquitecto Souto Moura e a história do edifício, a obra de Graça Morais e os quadros da exposição temporária.
“Ainda há muito trabalho que tem que ser feito. Há obras que têm que ser fotografadas no local para incluir nos catálogos. Por isso, tivemos que adiar a inauguração”, afirma o edil.
Apesar da abertura do novo espaço cultural ainda não ter data marcada, Jorge Nunes afirma que os trabalhos deverão ficar concluídos no prazo máximo de dois meses.


