class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167828 node-type-noticia">

            

Obras na Estrada da Lombada

Ter, 22/01/2008 - 10:16


Cerca de seis meses é o tempo previsto para a conclusão das obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 308 entre Guadramil e o cruzamento para Labiados, no concelho de Bragança.

No total, são 20,7 quilómetros de uma estrada que se encontra, há vários anos, em avançado estado de degradação. A situação é de tal forma caótica, que já levou diversos presidentes de Juntas de Freguesia a avançar com abaixo-assinados e reclamações junto de diversas entidades. “Há cerca de cinco anos fizemos um abaixo-assinado, mas não conseguimos mais do que uns arranjos em alguns troços, enquanto que outros ficaram no mesmo estado”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Babe, Manuel Esteves.
Para o autarca, a requalificação da ligação entre Bragança e Guadramil irá beneficiar o turismo da região. “É uma mais valia, pois liga-nos a Espanha e alguns visitantes criticavam bastante o estado desta estrada”, acrescentou o autarca. Recorde-se que Guadramil está ligada a Rio de Onor por uma estrada inaugurada há poucos anos, o que possibilita uma ligação à Puebla de Sanabria, no outro lado da fronteira.
Já o presidente da Junta de Freguesia de São Julião de Palácios, Elias Vara, informou que, por diversas vezes, contactou “o Governo Civil, a Câmara Municipal e a Estradas de Portugal, de modo a demonstrar o meu descontentamento”. Devido ao avançado estado de degradação do piso, o autarca garante que vários carros ficam estragados. “Temos muitos habitantes que se deslocam diariamente para Bragança para trabalharem e, ao fim de algum tempo, os automóveis começam a ficar danificados, pelo que a recuperação desta estrada vai beneficiar muita gente”, adiantou o responsável.
O concurso relativo à requalificação da EN 308, publicado em Diário da República no passado dia 14, prevê a reabilitação do traçado e pavimentação da plataforma, bem como a colocação de equipamentos de sinalização e segurança.
Orçados, inicialmente, em cerca de 800 mil euros, estes trabalhos deverão estar concluídos no prazo de 180 dias, a contar da data de adjudicação da obra.
Recorde-se que a EN 308 serve, entre muitas outras localidades, as freguesias de Babe, Sao Julião de Palácios, Deilão e Rio de Onor.