class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167775 node-type-noticia">

            

Vila Real

Ter, 15/01/2008 - 11:00


Desde o passado dia 8 que é o conhecido o novo bispo coadjutor de Vila Real, D. Amândio José Tomás. Esta nomeação surge após um pedido ao Santo Padre do actual bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves, que se encontra num estado de saúde débil. D. Amândio José Tomás auxiliará o bispo e irá suceder-lhe no governo da diocese, passando a ser o quinto pontífice da mesma.

A recepção solene de D. Amândio José Tomás decorrerá no próximo dia 10 de Fevereiro, primeiro domingo do período da Quaresma, junto à capela do antigo hospital da Misericórdia, de onde partirá o cortejo litúrgico em direcção à Sé Catedral.
A cerimónia contará com a presença do Arcebispo de Braga e do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Recorde-se que D. Amândio José Tomás nasceu em 1943, na localidade de Cimo de Vila da Castanheira, no concelho de Chaves. Ordenado presbítero em 1967, obteve a licenciatura em Teologia Dogmática, pela Universidade Gregoriana, em Roma (Itália), em 1962. Já em Portugal leccionou Teologia em Lamego, Moral no liceu Camilo Castelo Branco e Teologia no seminário Mário do Porto e no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, tendo sido, ainda, director espiritual do Seminário de Vila Real.
Em 1976, regressou a Roma para frequentar o Pontifício Instituto Bíblico, onde se licenciou em Ciências Bíblicas, em 1980, ano em que regressou a Portugal para ser vice-reitor do Pontifício Colégio Português, passando a reitor em 1982. Desempenhou este cargo até 2001, quando foi eleito bispo auxiliar de Évora.
Dentro da CEP foi membro da Comissão da Família e dos Leigos e é, actualmente, seu delegado junto da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia, com sede em Bruxelas.