class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167728 node-type-noticia">

            

Mais quatro projectos florestais para o Nordeste

Ter, 08/01/2008 - 10:31


O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) aprovou quatro projectos florestais para o Nordeste Transmontano, que representam um investimento na ordem dos 34 mil euros.

As propostas apresentadas destinam-se à constituição de novas Zonas de Intervenção Florestal (ZIFs), que vão nascer nos concelhos de Vinhais, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Bragança.
Para tal, a Arbórea – Associação Florestal da Terra Fria Transmontana vai receber cerca de 8,5 mil euros para a criação de uma ZIF na zona de Lomba, no concelho de Vinhais. Já em S. Martinho do Peso, no concelho de Mogadouro, a OrdenFlora, Lda deverá efectuar um investimento no sector florestal na ordem dos 15,8 mil euros, enquanto para o concelho de Carrazeda de Ansiães estão previstas intervenções em Amedo, Carrazeda, Parambos e Zedes. Este projecto é da responsabilidade da CAGEST-Centro Agrícola de Gestão, que viu aprovada uma candidatura no valor de 5,6 mil euros.

A ordenação e gestão da floresta têm vindo a aumentar no distrito de Bragança

Por último, no concelho de Bragança vai nascer uma ZIF no termo de Rebordaínhos, visto que a candidatura apresentada pela Associação Norte Agrícola também obteve financiamento na ordem dos 4 mil euros.
No total, o MADRP aprovou 18 candidaturas para a criação de ZIFs, que representam um investimento na ordem dos 507 mil euros. Além disso, ainda foi dada luz verde a três projectos para o funcionamento de zonas florestais já delimitadas, que se destinam à ordenação e gestão daqueles espaços arborizados.
Recorde-se que a criação de ZIFs tem vindo a aumentar no Nordeste Transmontano, tendo em vista a ordenação e gestão integrada da floresta, com destaque para a rentabilização económica e prevenção de incêndios. Estas áreas são geridas por uma única entidade.