Qua, 02/01/2008 - 10:52
A mostra abriu ao público no dia 22 de Dezembro e manter-se-á até 24 de Fevereiro naquele espaço cultural. São 16 obras de arte que passam em revista os ritos e rituais associados a esta manifestação cultural. No Nordeste Transmontano, por altura do Carnaval, ou nas festas que marcam o Solstício do Inverno os mascarados saem à rua com gestos e posturas aparentemente agressivas.
Estas manifestações, normalmente relacionam-se com ritos que marcam a entrada de um novo ciclo, assinalam rituais ligados à fertilidade, fecundação, ao culto da natureza, à emancipação. Os mascarados, Caretos, os Carochos, as Velhas, os Chocalheiros, assim os denominam os povos destas terras, são normalmente associados a figuras mágicas e demoníacas, a quem durante este período tudo é permitido. São estas figuras que podem ser descobertas ou redescobertas na pintura de Luís Canotilho. Eis uma forma de divulgar e manter viva a chama destes manifestações culturais a que o Centro Cultural de Alfândega da Fé não quis deixar de se associar.
No âmbito da exposição vão decorrer visitas guiadas e ateliers para os alunos do concelho, uma forma de os familiarizar com este espaço cultural ao mesmo tempo que se lhes dá a conhecer algumas das tradições da região onde vivem.


