Ter, 18/12/2007 - 10:23
O anúncio da aprovação do equipamento no âmbito do programa Pares foi feito, no passado sábado, pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que se deslocou a Bragança para lançar a primeira pedra do lar de idosos da Obra Padre Miguel (ver texto na página 11).
O governante realçou que o equipamento da ASCUDT é de extrema importância para o distrito e garantiu que a contratualização do financiamento será feita com a instituição, a curto prazo.
Para a ASCUDT, esta notícia representa a chegada do Pai Natal, visto que o único pedido foi a aprovação deste projecto, considerado fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos os utentes.
“A Câmara já nos cedeu o terreno e cerca de 200 mil euros para arrancarmos com as obras. Quando tivermos o financiamento por parte do Governo já podemos avançar”, frisou a directora-técnica da instituição, Manuela Miranda.
O novo equipamento, que representa um investimento na ordem dos 850 mil euros, contempla um lar residencial para 24 utentes, uma residência autónoma para cinco indivíduos e apoio domiciliário para 60 pessoas portadoras de deficiência.
Trata-se de um projecto antigo, que ainda não foi concretizado devido à falta de verbas. Manuela Miranda lembra que o trabalho da associação é desenvolvido, apenas, em quatro salas, o que limita as actividades dos utentes. “É um espaço muito limitado. Por isso, ansiamos pela construção do novo equipamento, que terá todas as condições para a inclusão da pessoa portadora de deficiência”, salientou a responsável.
Utentes, familiares, funcionários e administração da ASCUDT reuniram-se para festejar o Natal
O desejo da ASCUDT foi revelado durante a Ceia de Natal, que reuniu, no passado sábado, utentes, familiares, administração e funcionários da associação.
A festa juntou cerca de 80 pessoas, que viveram o verdadeiro espírito natalício. Na ementa, os pratos tradicionais, como o polvo, as filhós ou as rabanadas estiveram em destaque.
Depois da “ceia” desenvolveram-se inúmeras actividades, como o leilão de quadros pintados pelos artistas da ASCUDT, a actuação dos utentes, que entoaram diversas canções alusivas à quadra, e a chegada do Pai Natal, que distribuiu lembranças por todos os presentes.


