class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167589 node-type-noticia">

            

Camiões cisterna já abastecem Bragança

Ter, 18/12/2007 - 09:54


Desde a passada quarta-feira que está em curso o nível I de um plano de contingência para garantir o abastecimento de agua ao concelho de Bragança. Assim, a CMB tem recorrido aos serviços de duas cisternas, dois motoristas e dois auxiliares, num total de quatro viagens, para assegurar o fornecimento de água.
Este nível foi implementado tendo em conta a capacidade inferior ou igual a cinco por cento da barragem da Serra Serrada, ou dez por cento das reservas do Sabor e de Cova de Lua.
A edilidade deu, ainda, a conhecer a decisão das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) em retomar o projecto da barragem de Veiguinhas, uma vez que “todas as restantes alternativas foram estudadas e comprovou-se serem piores em termos ambientais e económicos”.
Deste modo, a CMB solicitou à ATMAD a redução no prazo para elaborar o estudo de Impacto Ambiental, já que se prevê que, em 2019, a albufeira de Veiguinhas suprirá cerca de 60 por cento das necessidades de abastecimento de água de Bragança. A autarquia defende, ainda, que seja retomada a avaliação que foi iniciada em Setembro de 2005, de modo a iniciar as obras no último trimestre de 2008.