class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167500 node-type-noticia">

            

Autarquias estudam aproveitamento turístico entre o Pocinho e Barca d’ Alva

Ter, 04/12/2007 - 10:30


O troço ferroviário entre o Pocinho e Barca d’ Alva poderá vir a ser aproveitado para fins turísticos. Desactivado há mais de 20 anos, este troço poderá, na óptica de alguns autarcas do Douro, atrair turistas para a região. Também a Invesfer está interessada em “recuperar esse património para promover o turismo”, justificou Alfredo Pereira.
A revitalização destes edifícios e canais ferroviários poderá ser apoiada pelo Governo, desde que sejam as autarquias a explorá-lo, como adiantou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
Quanto à recuperação dos troços e património ferroviário da região, o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, aponta o dedo à “falta de respostas da REFER” quanto à reutilização da Estação de Carviçais para Museu Etnográfico. “Há seis anos que tentamos revitalizar aquele edifício e já temos todo o material disponível, mas a REFER alega que está a efectuar um estudo e tem empatado o processo”, lamenta o autarca.
Na óptica do edil, as conclusões adiantadas pela Invesfer não são nenhuma novidade para o concelho. “Criámos a primeira ecopista da região e já dinamizámos alguns edifícios com cafetarias e restaurantes, mesmo antes deste estudo”, acrescenta o responsável.