class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167493 node-type-noticia">

            

Teatro para evitar a SIDA

Ter, 04/12/2007 - 10:21


Sensibilizar e informar a população sobre os comportamentos de risco que estão na origem da infecção pelo vírus da Sida é a missão da Associação Para a Promoção do Bem Estar (APPBE), sedeada em Alfândega da Fé.

As actividades mais recentes realizaram-se no dia Mundial de Luta Contra a Sida, comemorado no passado sábado, em Torre de Moncorvo. Este dia simbólico foi assinalado com um festival de tunas e com o lançamento de balões com mensagens dos jovens das escolas da vila.
O teatro é, igualmente, uma forma de retratar o problema da Sida e informar as pessoas sobre os comportamentos a evitar. Por isso, a associação tem um grupo de jovens dos 10 aos 16 anos, que representou a peça “Comportamentos de Risco” em Vila Flor, Mogadouro e Alfândega da Fé.
O objectivo é levar a dramatização a todas as sedes de concelho, para que os jovens e população em geral reflictam sobre esta problemática.
Além disso, a APPBE também direcciona a sua actividade para a detecção precoce do VIH e para o combate à discriminação dos seropositivos.
Para tal, são realizadas acções de sensibilização, informação e prevenção em Juntas de Freguesia, piscinas, bares, discotecas, no Estabelecimento Prisional de Izeda e junto dos estudantes do ensino superior, nomeadamente nas semanas académicas.
A associação também trabalha em parceria com os Centros de Saúde, CAD de Bragança, IPJ e escolas do distrito.
Para dar apoio e esclarecer dúvidas, a associação criou o espaço “Viver+”, que funciona, diariamente, mediante marcação de consulta.