class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167456 node-type-noticia">

            

Radiografia do distrito

Ter, 27/11/2007 - 10:42


O aspecto físico, demográfico e social do distrito de Bragança no ano de 1758 pode ser conhecido através do livro “As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património”, apresentado na passada sexta-feira. Trata-se de um volume que, a partir de documentos e testemunhos de párocos da região, foca a realidade do século XVIII.

“São monografias que descrevem cuidadosamente as aldeias, serras, rios e todos os aspectos interessantes da região”, adiantou o coordenador do projecto, José Viriato Capelas.
Deste modo, os leitores podem comparar a realidade existente na altura com a dos dias de hoje. “É o primeiro bilhete de identidade pormenorizado da região, pelo que os bragançanos podem conhecer as paróquias mais simples, o aspecto físico e geográfico, os monumentos, festas, santos, população de 1758 e comparar com o que existe actualmente”, sublinhou Rogério Borralheiro, um dos autores.
Recorde-se que este volume, apresentado na sede da Fundação Os Nossos Livros, em Bragança, é da autoria de José Viriato Capelas, Rogério Borralheiro, Henrique Matos e Carlos Prada de Oliveira, que pretendem estender este projecto a todo o País. “Queremos efectuar este levantamento até ao distrito de Faro, sendo que até ao final do ano vamos lançar o do Porto”, acrescentou José Viriato Capelas.