class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167455 node-type-noticia">

            

O Brasil de Miguel Torga

Ter, 27/11/2007 - 10:42


A penúltima conferência do programa das comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga ficou marcada pelo debate em torno da importância do Brasil na obra do escritor. O colóquio, que decorreu no passado dia 14, no auditório Paulo Quintela, contou com a participação de Ernesto Rodrigues, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O docente defendeu que foi o Brasil influenciou o escritor na sua consciência de humanidade, “contribuindo para a compreensão de aspectos importantes da sua personalidade cívica e literária”.
Segundo o orador, existem teorias de que Miguel Torga teria nascido no Brasil e que o poeta trazia “aquela pátria desde criança no coração, considerada o seu segundo berço”. Ernesto Rodrigues sublinhou, ainda, as relações que o transmontano manteve com o Brasil até ao fim da sua vida, apesar dessa aproximação nunca ter “diluído a agudeza particular sobre o português emigrado, que Torga não deixou de o ser longe da sua pequena terra lusa”.
Recorde-se que a última conferência realiza-se no próximo dia 11 de Dezembro e contará com a participação de Álvaro Machado, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ensaísta, ficcionista e poeta.