class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167281 node-type-noticia">

            

Santos enchem Chaves

Ter, 06/11/2007 - 09:57


Decorreu este fim-de-semana mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, que se realiza todos os anos em Chaves.

Com o bom tempo a ajudar, a cidade termal recebeu mais de 100 mil visitantes, que não quiseram deixar de passar pelos cerca de 600 expositores espalhados pela cidade.
A sessão de abertura ficou marcada pela colocação duma chave gigante numa rotunda de Outeiro Seco. Trata-se duma peça concebida em granito e oferecida por um empresário flaviense ao município, que funcionará como símbolo da cidade.
Na cerimónia inaugural, o governador civil de Vila Real, António Martinho, destacou a importância da Feira dos Santos, não só para os flavienses, mas também para os transmontanos em geral. O representante do Governo realçou a centralidade da cidade de Chaves, que deverá ser “afirmada” e “rentabilizada” em todos os seus potenciais.

Parque Multiusos acolherá os divertimentos no próximo ano

Tanto para a Câmara Municipal de Chaves como para a ACISAT, o grande desafio passa por conciliar tradição e modernidade, mantendo sempre o cariz histórico da Feira dos Santos mas sem deixar de conferir alguma modernidade. Segundo o autarca local, João Batista, é importante manter vivas as recordações, reforçá-las e, simultaneamente, modernizar a Feira.
Neste sentido, o edil agradeceu aos flavienses, especialmente àqueles que têm os Santos instalados à porta de casa, e lembrou que no próximo ano existirá um espaço próprio, o Parque Multiusos, para acolher os divertimentos.
Recorde-se que existem registos da Feira dos Santos de há mais de 140 anos, mas a origem desta manifestação popular perde-se no tempo.