Ter, 12/06/2007 - 09:51
Pelo palco montado nos claustros do Centro Cultural Municipal foram apresentadas as peças de roupa, o calçado e os acessórios que ditavam a moda noutros tempos.
A iniciativa partiu das formadoras e alunas dos cursos de Corte e Costura que decorrem nas escolas do Campo Redondo e do Loreto, ambas em Bragança, que também brindaram os presentes com dados históricos relativos a cada época.
Dos espartilhos de outros tempos até aos jeans da actualidade, houve tempo para rever o vestuário que marcou as tendências da moda nos anos 20, década que personificou o início da emancipação da mulher.
Além da retrospectiva, o desfile também contou com a passagem de modelos de costureiros famosos, como é o caso de Channel, algum dos quais executados pelas formandas e formadoras.
E, tendo em conta que as alunas são todas do sexo feminino, não faltaram os vestidos de noiva e a apresentação de roupa pré-mamã, este sim, totalmente concebidos, cortados e cozidos pelas aprendizes de costureira.
O Encontro de Artes Tradicionais de Bragança terminou anteontem, após três dias de promoção dos trabalhos de vários artífices da cidade de Bragança.
A mostra foi organizada pela Junta de Freguesia da Sé que, com esta iniciativa, pretende divulgar as tradições que vão resistindo no meio urbano.



