class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166333 node-type-noticia">

            

Monumentos de Bragança na tela

Ter, 05/06/2007 - 10:53


“Bragança uma terra com coração” é o tema da exposição que combina ilustrações e descrições dos monumentos mais emblemáticos do distrito de distrito. A mostra, que resulta de uma parceria entre Vítor Batista e Alexandre Rodrigues, abriu ao público na passada sexta-feira e poderá ser visitada na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Bragança. O cruzeiro da Praça da Sé, o Castelo, a Cidadela, a Domus Municipalis e a Igreja de Santa Maria, a Igreja da Sé, a Praça de S. Vicente, o Santuário de Santo Cristo de Outeiro e a Igreja de Castro de Avelãs são os monumentos retratados por Vítor Batista, autor das ilustrações.

Os desenhos são acompanhados por uma descrição com referências históricas, da autoria de Alexandre Rodrigues. O responsável pela parte escrita afirma que se trata de uma apresentação inovadora, mas salienta a dificuldade de resumir em “meia dúzia de linhas” toda a informação acerca do património.
Este projecto, que nasceu numa fase embrionária em Mogadouro, iniciou em Bragança o seu percurso pela região transmontana. “ Esta iniciativa, designada ‘Divulgar para conhecer, conhecer para divulgar’, irá estender-se a toda a região de Trás-os-Montes”, frisou Vítor Batista.
As telas retratam a beleza dos monumentos, numa técnica de tinta-da-china que tem vindo a ser aperfeiçoada pelo ilustrador. “Trabalho nisto há cerca de 20 anos e posso dizer que sou um auto-didacta”, concluiu Vítor Batista.