class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166332 node-type-noticia">

            

Poemas com sabor a talento

Ter, 05/06/2007 - 10:53


A Casa do Professor de Bragança (CPB) promoveu, na última quinta-feira, o seu segundo Sarau de Poesia. Para este evento foram convidadas algumas escolas da cidade, nomeadamente a ES Miguel Torga, Escolas Primárias da Mãe d’ Água, Campo Redondo e das Beatas. O cartaz prometia, por isso, professores, pais, alunos e amigos lotaram, por completo, a CPB. A Professora de Literatura da Universidade Sénior, Elisete Conde Afonso, esteve encarregue das apresentações dos participantes e adjacentes poesias. Cada vez que entoava um nome, as palmas encorajavam os recitadores.

No total, foram declamados 29 textos líricos. Jovens e adultos trouxeram, até este espaço, grandes vultos da poesia portuguesa do século XX. Fernando Pessoa, Matilde Rosa Araújo, António Mota, Ary dos Santos, entre outros, viajaram até à CPB pelas sentidas vozes dos participantes. Maria João Soeiro, Joana Veloso, Julieta Régua, Etelvina Fernandes e Rita Pires mostraram a sua criação poética a toda a sala, mostrando-se verdadeiros “professores dos cinco sentidos corporais”.
Não obstante algum nervosismo, sobretudo dos mais novos, os amantes da poesia lírica mostraram o seu grande valor e, com sabedoria, não hesitaram em declamar, recitar ou interpretar os textos. De acordo com o professor Carlos Genésio, contador de histórias da CPB, “este Sarau de Poesia é uma maneira de dar a conhecer a nossa casa, proporcionando a todos os colegas e ainda à Universidade Sénior um convívio cultural, com muito talento à mistura, fomentando uma cultura de valorização da leitura na escola e na comunidade”.