class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166279 node-type-noticia">

            

Mundo Rural

Ter, 29/05/2007 - 10:40


Nove projectos da Terra Fria Transmontana vão ser apoiados pelo programa Leader +, num total de cerca de 100 mil euros. A assinatura dos contratos de financiamento decorreu, na passada quarta-feira, na sede da Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina (CoraNE), em Bragança.

“Estes investimentos podem ser aplicados em diversos sectores, como o azeite, castanha, formação profissional e equipamentos para instituições associadas ao mundo rural”, explicou o presidente do conselho de administração da CoraNE, Américo Pereira.
Para o responsável, este tipo de incentivos visa, sobretudo, “promover a região da Terra Fria e criar riqueza para as localidades rurais”, pelo que, até agora, já foram muitos os projectos apoiados pelo Leader, nomeadamente feiras ou acções de formação profissional.
Contudo, a tipologia de projectos candidatos a programas comunitários tende a modificar-se. “Querem que se aposte em iniciativas que criem riqueza e postos de trabalho na região onde estão inseridos, valorizando os produtos tradicionais”, realçou Américo Pereira. Assim, o critério de selectividade nos projectos assume, assim, uma importância acrescida. “Têm que ter alguma escala e ter como objectivo a criação de riqueza”, reforçou o responsável.
Os projectos apoiados são, deste modo, a divulgação do Museu Etnográfico da Associação Promotora da Qualidade de Vida de Paçó, Casa dos Casares – Turismo de Aldeia, equipamentos para o sector da carne de raça Bísara, Feira de Artes, Ofícios e Sabores 2006 (Vimioso), Tecnologias de Produção Animal, promoção das Farinhas Mirandesas, divulgação do azeite Olivila (Izeda), lagar de Santulhão e Vimidigital (Vimioso).
Recorde-se que o programa Leader + visa promover estratégias de desenvolvimento baseadas no potencial de cada território.