Ter, 22/05/2007 - 10:23
O concelho de Vila Flor é, no entanto, o mais problemático, uma vez que sete por cento dos alunos está em situação de magreza, enquanto cerca de 36 por cento sofre de excesso de peso ou obesidade. "Podíamos pensar que, como os alimentos são produzidos localmente, teríamos hábitos mais saudáveis, mas verificamos que a obesidade e excesso de peso aproximam-se da média nacional", explicou a coordenadora da SRSB, Berta Nunes.
Profissionais de saúde pretendem sensibilizar população
O estudo junto da população vai ser efectuado até ao final de 2008 pelos profissionais da SRSB. “Queremos saber como estão e o que fazem, para alterarmos os comportamentos de risco e avaliarmos os métodos utilizados para ver se resultam”, explicou César Valente, um dos nutricionistas da SRSB.
A par desta iniciativa, a Escola Superior de Saúde (ESSB) e o Centro de Saúde de Bragança levaram a cabo, na passada sexta-feira, um rastreio de obesidade, no Centro Comercial Fórum Theatrum. “Queremos sensibilizar a população para a prevenção e importância do tratamento desta doença”, explicou Vera Lebres, docente de dietética da ESSB. Assim, as profissionais de saúde avaliaram o índice de massa corporal, tensão arterial, perímetro abdominal e o peso. A partir destes resultados, cada utente foi aconselhado por uma dietista acerca dos cuidados a ter com a alimentação e exercício físico.


