class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166161 node-type-noticia">

            

Cooperação com França

Ter, 15/05/2007 - 10:04


As comemorações do Feriado Municipal de Murça, realizadas na passada terça-feira, ficaram marcadas pela assinatura de um acordo de cooperação entre a vila transmontana e a localidade francesa de Le Cendre.

O documento visa a interacção entre as duas comunidades em diversas áreas, nomeadamente na protecção do meio ambiente, educação, turismo e desenvolvimento económico e social. As escolas, associações, bombeiros, pequenas indústrias, bem como indivíduos e famílias também podem fazer visitas bilaterais no âmbito desta parceria.
Durante a sessão de encerramento da jornada europeia “A Europa para os cidadãos”, o presidente da Câmara Municipal de Murça (CMM), João Teixeira, realçou a importância das geminações para “o mundo de amanhã”.
Na óptica do edil, a cooperação com outras vilas ou cidades tem hoje um significado diferente do que entre as décadas de 60 a 80. “Se antes uma geminação apontava para que países mais ricos subsidiassem a aquisição de uma viatura para bombeiros ou de equipamento para um hospital, no futuro, a constituição de uma rede europeia de cidades geminadas é importante para que se estabeleçam relações sociais e, até, económicas”, acrescentou João Teixeira.
Para alargar as relações de Murça com outros países da Europa, a CMM já está a trabalhar para formalizar geminações com Beaufort (Luxemburgo), Spello (Itália) e Rácóczifalva (Hungria).
As cerimónias oficiais do feriado municipal contaram, ainda, com a inauguração das obras de remodelação da Rua Frei Diogo de Murça, que contou com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.