Ter, 15/05/2007 - 09:55
Concebido por Paulo Pires e Leonel Pinto, dois alunos de Engenharia Mecânica daquela instituição, o veículo demorou três anos a ser criado, durante os quais foram aplicados conhecimentos adquiridos ao longo do curso, materiais e software de qualidade. “É um carro desenhado por nós e produzido do zero, apesar de ter recebido componentes de outros transportes, mas, no futuro, queremos ser nós a conceber, também, esses equipamentos”, explicou Paulo Pires.
Esta criação, suportada exclusivamente pelos estudantes, está à espera de ser homologada e poderá vir a ser produzida em série e comercializada. “Queremos fazer uma série limitada, mas com um chassis criado por nós”, avançou o aluno.
A criação deste carro integra-se no projecto final de curso, mas os estudantes adiantaram que o veículo era um sonho antigo. Por isso, apesar de todo o esforço o trabalho foi executado com prazer. “Não pensámos na nota quando decidimos fazer, mas antes no gosto com que foi executado, pois aplicámos os nossos conhecimentos naquilo que tínhamos idealizado”, sublinhou Leonel Pinto.
O resultado é um automóvel único e exclusivo concebido em Trás-os-Montes. “A criação desta máquina resulta da iniciativa dos nossos alunos, que, desta maneira, mostram que é possível trabalhar e criar, a partir de esforço”, avançou o director da licenciatura de Engenharia Mecânica, Luís Frölén Ribeiro.
Além deste projecto, o departamento de Engenharia Mecânica do IPB coordenou, também, a criação de um carro de corrida e um avião, entre outros. “Representa uma atitude pró – activa da escola e da direcção do curso, aliada à vontade dos alunos”, informou o responsável.
Recorde-se que a apresentação deste protótipo realizou-se durante a Semana da Tecnologia e Gestão, em que os alunos puderam assistir a colóquios e seminários em diversas áreas, como Informática, Química ou Contabilidade.


