class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166129 node-type-noticia">

            

Miranda a rir

Ter, 08/05/2007 - 10:29


Decorreu no passado sábado, 28 de Abril, no Auditório Municipal de Miranda do Douro, a peça de Teatro Esganarelo ou o Cornudo Imaginário, levada a palco pelo Teatro Experimental Flaviense (TEF). Adaptada de um acto daquele que é considerado um génio da comédia teatral satírica, Moliére, a peça apaixonou o público pelo carácter paradoxal dos laços sociais, em que os contrários se confrontam: a verdade opõe-se à falsidade e a inteligência ao pedantismo.

Não obstante os quase quatro séculos da comédia original, a companhia flaviense fez rir todo o auditório com uma requintada infidelidade amorosa dos nossos dias. Diálogos moralizadores que submergiram, sincronicamente, nas fraquezas da estrutura social, comprovando, ao melhor nível, que as comédias de Moliére continuam intemporais.
O TEF é uma Cooperativa Cultural fundada em 20/01/1980.
Para além do Teatro nas vertentes de produção, representação, formação, festivais e o apoio ao renascer do Teatro Popular, realiza, ainda, actividades como: animação cultural, ocupação dos tempos livres, espectáculos para crianças, a hora do conto para criança das escolas, as mostras de teatro de Chaves e a publicação de uma revista literária – “Teatrando”.
A componente de itinerância com que ganhou nome, inicialmente, continua a correr, quer em Portugal quer em Espanha, e já esteve em mais de 100 localidades. Ao longo da sua actividade recebeu vários prémios e menções, destacando-se o Prémio Podium 92, Prémio Alto Tâmega 93, Premio Podium 99 e a Medalha de Mérito Municipal Grau Bronze, atribuída pela Câmara Municipal de Chaves, em 2001.