class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166115 node-type-noticia">

            

Tele-alarme para os idosos

Ter, 08/05/2007 - 10:10


A Sub-Região de Saúde de Bragança (SRSB) quer implementar um sistema de tele-alarme na região para auxiliar os idosos que vivem sozinhos e têm dificuldade em pedir ajuda em caso de urgência. Um dos modelos possíveis é um medalhão com um botão que os séniores, sobretudo os mais solitários, colocarão ao pescoço e poderão premir sempre que necessário. O pedido de ajuda chegará, imediatamente, aos bombeiros, que entrarão em contacto com vizinhos e familiares do idoso, a partir duma listagem com diversos contactos. Caso ninguém responda ao pedido, serão os próprios soldados da paz a deslocar-se ao local para socorrer a vítima.

O objectivo deste sistema é auxiliar os mais velhos que têm dificuldade em aceder a serviços de emergência através de números telefónicos, como o 112 ou a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), uma vez que muitos são analfabetos ou não sabem utilizar o telefone. Além disso, e dadas as dificuldade de locomoção que muitas vezes se verifica nestas faixas etárias, um acidente pode impossibilitar a vítima de se deslocar até ao telefone mais próximo.
Prevê-se que a implementação deste sistema conte, além da participação da SRSB, com a colaboração da Administração Regional de Saúde do Norte, Segurança Social, autarquias e corporações de bombeiros interessadas.