class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166111 node-type-noticia">

            

EN 221 quase terminada

Ter, 08/05/2007 - 10:05


Após várias décadas de luta, as obras de beneficiação e correcção dos cerca de 12 quilómetros da Estrada Nacional 221 (EN-221), que liga Freixo de Espada à Cinta ao resto do distrito de Bragança e ao IP4, estão praticamente concluídas. Os trabalhos arrancaram em Dezembro de 2004, mas foram diversas vezes interrompidos devido a alegados desentendimentos entre a empresa Estradas de Portugal (EP) e a de construção PAVIA. Esta situação levou, mesmo, a uma paragem de cerca de oito meses na empreitada, com vista à resolução do diferendo que opunha as duas empresas.

Após o lançamento de um novo concurso público para a adjudicação obra, que orça em um milhão e 500 mil euros, a abertura de propostas para a conclusão dos trabalhos foi efectuada na passada sexta-feira. Agora, os trabalhos têm que ser concretizados no prazo máximo de 75 dias.
Recorde-se que o incumprimento da empreitada originou um protesto da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC) junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e das EP.
Segundo o presidente da CMFEC, José Santos, “só a pronta intervenção do primeiro-ministro veio terminar este autêntico braço de ferro que se arrastava há vários anos”.
Outras das reivindicações levantadas, foi a largura da via, uma vez que começava com cerca de oitos metros e terminava com 5,5 metros.
Ao que o Jornal NORDESTE apurou junto do município, a estrada vai ficar com seis metros de largura, com duas margens de segurança de um metro cada, em toda a extensão. Outra das novidades avançadas é que via vai ser alargada até à entrada da vila, numa extensão de cerca de um quilómetro.