class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166026 node-type-noticia">

            

Cão de gado transmontano sobe ao pódio

Ter, 24/04/2007 - 10:40


O cão de gado é um elemento fundamental na guarda de rebanhos de ovelhas e cabras por toda a região trasmontana, área geográfica de onde é originário.

Por isso, os concursos de Cão de Gado Transmontano já se realizam um pouco por todo o distrito de Bragança, como o número de candidatos a aumentar.
Anteontem, o mercado de gado do Naso, no concelho de Miranda do Douro, recebeu alguns dos melhores exemplares da região, onde se notou uma certa “ vaidade” por parte dos criadores.
Fiéis companheiros e dedicados à pastorícia são alguns dos seus atributos. Apesar de não serem agressivos para as pessoas, os predadores já não têm a mesma sorte, visto que, devido à sua corpulência, o cão de gado é capaz de se bater com um grupo de lobos ou raposas.
“Este animal gosta de liberdade, pelo que não pode ser preso”, afirmou Humberto Jorge, um criador do Zeive, concelho de Bragança.
No geral, todos os criadores presentes no concurso de Cão de Gado Transmontano afirmam que o cão é meigo e amigo do seu dono, mas não gosta de ser contrariado.
Na maioria das vezes, são estes animais que tomam conta dos animais durante o período nocturno, mesmo em pastagens afastadas dos povoados. “O importante é dar-lhe de comer e trazê-los limpos e arranjados,” salientaram alguns criadores.
O III Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano teve a orientação técnica do Clube Português de Canicultura e da Direcção Geral de Veterinária. A organização esteve a cargo do Parque Natural de Montesinho e da Câmara Municipal de Miranda do Douro.