class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165968 node-type-noticia">

            

A arte do “Liceu”

Ter, 17/04/2007 - 10:51


Até ao próximo dia 12 de Maio, os alunos da Escola Secundária Emídio Garcia apresentam, no Centro Cultural de Bragança, diversos trabalhos desenvolvidos no curso de Artes.

Utilizando o tema “Percurso”, a mostra espelha o mundo das artes e o onirismo de cada criador.
A exposição pretende, assim, valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos no curso ao longo dos três anos do ensino secundário. Tratam-se de jovens que terminam, este ano, os estudos e vão ter que optar por um curso relacionado com Artes. Desta maneira, a mostra, além de valorizar o trabalho dos alunos, também é um ponto de partida para o futuro destes jovens artistas.
“A exposição assenta no desenvolvimento dos conteúdos programáticos da disciplina de Desenho e traduzem, essencialmente, os obstáculos / dificuldades dos formandos ao longo da sua vida / aprendizagem”, conta o professor de Desenho e coordenador do projecto, Manuel Trovisco.
Estes objectos, na sua cintilância e fulguração, dão-nos a ver o real, metamorfoseado pelas diferentes faces da sua alteridade, em seus estremecimentos ondulatórios e cinestésicos, interpelando, desafiando e interrogando o público. De resto, um diálogo vanguardista que rompe com as tradicionais e obsoletas A4 e A3. Desta forma, o didactismo guia todas as obras e, mais que uma mera mostra, é uma exposição que quer transmitir conhecimentos, enriquecendo artística e culturalmente todos os visitantes.
Manuel Trovisco destaca ainda o espírito de grupo dos dezasseis formandos, pois “todos trabalharam com determinação, união e um forte laço de amizade”.
Refira-se que a Escola Secundária Emídio Garcia é o único estabelecimento de ensino do distrito que tem o curso de Artes Visuais, sendo que abrange alunos de, praticamente, todos os concelhos nordestinos.