class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165952 node-type-noticia">

            

Encerramento dos SAP adiado

Ter, 17/04/2007 - 10:17


Os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos Centros de Saúde do distrito de Bragança vão continuar a funcionar no período nocturno, com um enfermeiro em serviço permanente e um médico de prevenção, que será chamado, sempre que necessário, via telefone.

Este regime de excepção, que entrará em funcionamento no próximo dia 27, foi anunciado pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, na passada sexta-feira, em Bragança, durante a cerimónia de assinatura de protocolos entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e os municípios nordestinos.
O documento prevê um regime transitório, para que a população possa aceder mais facilmente aos cuidados de saúde, enquanto são criadas as urgências básicas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros e são resolvidos os problemas de transporte de emergência Pré-Hospitalar.
O prazo estipulado por Correia de Campos para a abertura das novas unidades é de cerca de um ano, visto que tem que ser acompanhada pela ampliação da rede de transportes de emergência.

Abertura das urgências básicas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros vai ditar o fim dos SAP durante a noite

O distrito vai ser dotado de um helicóptero, que ficará estacionado em Macedo de Cavaleiros, e de mais três ambulâncias de emergência Pré-Hospitalar, distribuídas por Macedo, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo ou Freixo de Espada à Cinta.
Quando estiverem reunidas todas as condições, os médicos de prevenção irão passar a fazer serviço nas urgências básicas, encerrando definitivamente o atendimento nocturno nos Centros de Saúde.
Perante este cenário, Correia de Campos garante que todos os Centros de Saúde irão manter as Unidades Familiares de Saúde, que irão funcionar entre as 8 e as 22 horas aos dias de semana e das 8 às 20 horas aos fins de semana e feriados.
Questionado sobre os problemas das acessibilidades que afectam o distrito, o ministro da Saúde afirma que o helicóptero e as ambulâncias serão suficientes para garantir o transporte rápido dos utentes para as urgências, mesmo com condições adversas que impeçam a operacionalidade do meio aéreo.
O encerramento dos SAP, a longo prazo, não agrada à maioria dos autarcas do distrito, que disseram mesmo que foram “pressionados” a assinar o protocolo, sob pena de verem encerrados os serviços de saúde nocturnos.
No mesmo dia, a autarquia de Mirandela assinou um protocolo que garante a continuação da Urgência Médico-Cirúrgica e a implementação do serviço de ambulatório no Hospital local.
Na passagem por Bragança, Correia de Campos também inaugurou a Extensão de Saúde de Izeda e os Centros de Saúde de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.