class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165945 node-type-noticia">

            

“Feirão”

Ter, 03/04/2007 - 10:49


Em apenas um fim-de-semana, Trás-os-Montes e Alto Douro foi palco de cinco feiras. Cada uma no seu género, é certo, e separadas por alguns quilómetros de distância, mas todas elas a decorrer num espaço de dois ou três dias. A verdade é que quatro destes certames, mais concretamente os de Izeda, Vialrinho de Agrochão, Caçarelhos e Valpaços, estão ligados ao folar e às tradições da Páscoa e não podem fugir muito deste calendário. Mas, mais um fim-de-semana atrás e outro à frente e todos poderiam brilhar.

Não é que Valpaços se possa queixar, pois enchente foi coisa que nunca faltou durante os três dias de certame.
Tudo passa por organizar uma agenda de eventos para Trás-os-Montes, de modo a atrair visitantes no maior número de fins-de-semana possíveis e evitar a dispersão de potenciais consumidores.
Enquanto Vilarinho de Agrochão (Macedo de Cavaleiros), Izeda (Bragança), Caçarelhos (Vimioso) e Frechas (Mirandela) organizavam feiras de carácter rural, em Bragança decorria mais uma Feira de Stocks, por onde passaram milhares de pessoas. E, digam o que disserem, um certame intensivo como este não deixa de retirar visitantes a qualquer feira que se realize num raio de 50 quilómetros.
Não vale a pena atribuir culpas a esta ou aquela entidade organizadora. Haja conciliação de agendas para que a animação se prolongue por várias semanas. Razão têm as gentes de Sendim, que escolheram o próximo fim-de-semana para levar a cabo uma feira de saberes e sabores.