Ter, 03/04/2007 - 10:43
Como é o caso da Igreja Matriz de Sambade, da Capela de S. Bernardino, em Gebelim, e da Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, em Sendim da Serra, e da Capela de S. Geraldo, em Valpereiro, que não sendo património classificado, poderá vir a sê-lo. Isto porque ali foram identificados três painéis de pintura mural a que, numa primeira observação, foi atribuída uma cronologia entre os séculos XV-XVI.
Trata-se de uma exposição que reúne diversas obras de arte sacra das paróquias do concelho, peças de grande valor histórico, documental e simbólico. O objectivo é dar a conhecer o espólio do município, ao mesmo tempo que se sensibiliza para a necessidade de o preservar, valorizar e inventariar.
Para tal, a exposição conta com um workshop destinado a todos aqueles que contactam directamente com estas obras de arte, nomeadamente os zeladores das igrejas e capelas.
Durante a inauguração da mostra, no passado dia 24, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé assinou um protocolo de adesão ao projecto “Inventário Histórico-Artístico da Diocese Bragança – Miranda”, com vista a inventariar, estudar e conservar o património religioso.


