class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165943 node-type-noticia">

            

Matérias da Fé alfandeguense

Ter, 03/04/2007 - 10:43


Até ao próximo dia de 24 de Junho, o Centro Cultural Mestre José Rodrigues, em Alfândega, apresenta a exposição de material religioso “Matérias de Fé”. Na mostra, os visitantes podem observar um vasto património religioso do concelho, na qual estão integradas peças de todas as freguesias. Para além de três telas de fotografias sobre os edifícios religiosos classificados.

Como é o caso da Igreja Matriz de Sambade, da Capela de S. Bernardino, em Gebelim, e da Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, em Sendim da Serra, e da Capela de S. Geraldo, em Valpereiro, que não sendo património classificado, poderá vir a sê-lo. Isto porque ali foram identificados três painéis de pintura mural a que, numa primeira observação, foi atribuída uma cronologia entre os séculos XV-XVI.
Trata-se de uma exposição que reúne diversas obras de arte sacra das paróquias do concelho, peças de grande valor histórico, documental e simbólico. O objectivo é dar a conhecer o espólio do município, ao mesmo tempo que se sensibiliza para a necessidade de o preservar, valorizar e inventariar.
Para tal, a exposição conta com um workshop destinado a todos aqueles que contactam directamente com estas obras de arte, nomeadamente os zeladores das igrejas e capelas.
Durante a inauguração da mostra, no passado dia 24, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé assinou um protocolo de adesão ao projecto “Inventário Histórico-Artístico da Diocese Bragança – Miranda”, com vista a inventariar, estudar e conservar o património religioso.