class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165854 node-type-noticia">

            

Valpaços reforça Feira do Folar

Ter, 27/03/2007 - 11:50


Durante o próximo fim-de-semana, a Feira do Folar pretende atrair milhares de visitantes à cidade de Valpaços. A qualidade dos produtos regionais é o slogan do certame gastronómico, que já se afirmou no panorama nacional como o maior evento de promoção do folar.

Este ano, a feira conta com 75 expositores, mais dez do que na edição anterior. “O aumento do número de expositores de folar significa que as pessoas estão a apostar neste produto regional”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços (CMV), Francisco Tavares.
Apesar da produção industrial estar a ganhar terreno, o edil afirma que o folar tradicional vai estar em destaque na feira, uma vez que um dos objectivos da mostra é realçar a herança gastronómica que caracteriza o concelho.
Perante a nova legislação que aperta o cerco às regras de produção, Francisco Tavares salienta que todos os expositores foram alertados para uma possível fiscalização por parte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASE) e afasta a hipótese da nova lei acabar com a confecção do folar tradicional.

Processo de certificação deverá estar concluído no próximo ano, valorizando o folar produzido no concelho de Valpaços

Garantir a qualidade deste produto regional é a prioridade da autarquia valpacense, que espera, há anos, pela certificação do folar. “Está a decorrer um processo no Ministério da Agricultura e penso que, no próximo ano, já vamos ter a certificação garantida”, realçou o edil.
Mesmo assim, o folar é o produto mais procurado durante o certame, tendo-se registado, na edição anterior um volume de negócios na ordem dos 50 mil quilos. Este ano, Francisco Tavares acredita que as vendas vão aumentar, uma vez que se espera a visita de um maior número de pessoas.
Organizada pela CMV, a Feira do Folar vai dividir-se em cinco sectores: produtores de folar artesanais, industriais, produtos típicos, gastronomia tradicional e instituições.
Durante os três dias do certame, os restaurantes valpacenses também vão servir ementas especiais, com pratos tradicionais do concelho.
Este ano, a autarquia reduziu o orçamento de 90 para 75 mil euros, mas garante que se mantêm a qualidade e a dimensão da feira.
A par da gastronomia, o certame conta, ainda com um raid, uma prova trial, um passeio de cicloturismo, bem como muita animação, que vai ficar a cargo de grupos de música popular e tradicional.