class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165844 node-type-noticia">

            

Jovens debatem insucesso escolar

Ter, 27/03/2007 - 11:34


Cerca de 30 jovens do distrito de Bragança reuniram-se, na passada segunda-feira, para debaterem medidas de combate ao insucesso e abandono escolar, num jogo denominado “Parlamento Jovem”.

Durante toda a tarde, alunos das escolas secundárias Emídio Garcia e Abade de Baçal (ambas em Bragança), Carrazeda de Ansiães, Vinhais, Vila Flor e Alfândega da Fé vestiram a pele de deputados, para discutirem um problema a que assistem de perto.
Esta iniciativa, que resulta de uma parceria da Assembleia da República, Instituto Português da Juventude (IPJ) e Ministério da Educação, veio substituir o tradicional jogo do Hemiciclo e visa sensibilizar os jovens para uma participação activa na resolução dos problemas, nomeadamente daqueles que estão ligados ao meio escolar.
Na óptica do delegado regional de Bragança do IPJ, Vítor Pereira, o número de alunos que abandona a escola no distrito não é dramático, mas a opinião dos jovens é importante para compreender melhor esta problemática.
Após algumas horas de discussão, as soluções elaboradas pelos alunos da Escola Secundária de Vila Flor foram eleitas as melhores para combater o insucesso e o abandono escolar. A criação de um gabinete de apoio ao estudante, a diversificação das ofertas educativas para agradarem a mais estudantes e reforçar a autonomia das escolas para implementarem soluções adequadas aos diferentes casos foram as medidas escolhidas pelos jovens.
Depois do debate foram, ainda, eleitos quatro jovens deputados (dois de Vinhais e dois de Carrazeda de Ansiães), para representarem o distrito, dia 23 e 24 do próximo mês, na Assembleia da República. Na final, os jovens vencedores ganham uma visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo.