class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165798 node-type-noticia">

            

Comentário Literário: Estórias com sabor a Nordeste

Ter, 20/03/2007 - 10:39


É certo que já lá vão quase dois anos, mas as três estórias “com sabor a Nordeste”, da escritora Regina Gouveia (natural de Parada, concelho de Alfândega da Fé), resplandecem o Nordeste Transmontano como poucas obras. A obra marcou a estreia da autora na ficção, depois de uma caminhada pela poesia e por reflexões sobre as práticas educativas, não fosse ela professora de Física e Química.

Embora o livro passeie pela ficção, as personagens carregam dentro de si muita realidade da região, quer por contacto directo, quer por vozes míticas do passado, que ainda pairam junto às tradicionais lareiras. No que concerne aos cenários, facilmente identificamos o rio Sabor, Parada, a vila de Alfândega da Fé e, no sentido lato, toda a Terra Quente.
As suas paisagens interiores, inicialmente líricas, dão lugar a uma escrita corajosa, solipsista e de encontro às suas raízes.
Através de um olhar virgem, Regina Gouveia capta um turbilhão de relações entre a “TERRA, CASA / TIO, TIA”, não sendo à toa que estes lexemas surgem sempre em maiúsculas.
Uma viagem envolvente e saudosista pelo cosmos nordestino, no qual o narrador (autodiegético) é o centro deste mundo. Não obstante as estórias terem a vida por personagem central e o amor à TERRA como ambição última, a ficção também é de luto, pois as tristezas, desencantos e sofrimento assaltam este livro, igualmente.
A feição mais permanente é a evidência de um espaço etéreo, emanação do desejo e perceptível à simples transparência de um léxico quimicamente escolhido e sob o qual operam metáforas moduladoras de diversas imagens para um mesmo conjunto de elementos míticos fundamentais: a Terra – vista como reino maravilhoso e um cordão umbilical; a Água – o símbolo da pureza do Nordeste; o Fogo – imagem da clarividência transmontana e o Ar – que representa a passagem dos tempos.
Autêntica epopeia pelo universo nordestino, “Estórias com sabor a Nordeste” tem a complexidade, a energia e a verosimilitude suficientes para projectar o leitor numa aventura paradisíaca. Uma obsessão pelas gentes e paisagens alfandeguenses, que são atravessadas por retratos níveos.
Numa altura de “Amendoeiras em Flor” nada melhor que saborear estas paisagens com as doces fragrâncias de Regina Gouveia.