Ter, 13/03/2007 - 10:08
Para fazer frente a esta situação, a SRSB contratou um profissional que já trata de 65 pequenos.
Este terapeuta da fala desloca-se a nove Centros de Saúde do distrito para prestar cuidados às crianças e jovens com disfunções ao nível da comunicação.
Para a coordenadora da SRSB, Berta Nunes, esta iniciativa visa ultrapassar as necessidades subjacentes a estes problemas. “Temos que estar atentos a lacunas deste tipo nestas tenras idades, porque influenciam o progresso e desenvolvimento das crianças e jovens e têm repercussões futuras”, alertou a responsável.
A curto prazo, a SRSB pretende contratar mais um terapeuta da fala de forma a diminuir, ainda mais, a lista de espera no distrito de Bragança, que não se verifica no concelho de Macedo de Cavaleiros, devido aos serviços prestados no hospital local.
O objectivo é detectar e corrigir o mais precocemente possível as disfunções ao nível da comunicação e, deste modo, promover uma melhor integração destas crianças na sociedade em geral, uma vez que “a população ainda não está sensibilizada para esta questão”, lamentou Berta Nunes. Assim, na óptica da coordenadora da SRSB, “lidar com estas disfunções é da responsabilidade de todos, mas sobretudo dos organismos de Saúde”.
Recorde-se que o acesso ao terapeuta da fala é feito a partir do Médico de Família, que intervém na detecção de problemas de linguagem, fala, comunicação não verbal, bem como deglutição e funções relacionadas.


