class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165686 node-type-noticia">

            

Mirandela divulga alheira certificada

Ter, 06/03/2007 - 10:59


As alheiras de Mirandela são um forte atractivo para os turistas que visitam as amendoeiras em flor, que páram na Princesa do Tua para visitarem a Feira da Alheira, Turismo e Azeite. Com início na passada sexta-feira, o certame vai, ainda, abrir as portas no próximo fim-de-semana para satisfazer as delícias de quem procura os produtos típicos da gastronomia regional.

“Mirandela aposta na sua riqueza gastronómica, que se distingue pela alheira certificada. Por isso, quem passa por cá não deixa de levar para casa este ex-libris”, salientou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), Jorge Morais.
O responsável realça, ainda, que este certame já alcançou o objectivo pretendido, uma vez que os produtores, para além de fazerem um grande volume de negócios durante a feira, também conseguem promover os seus produtos a nível nacional.
A maioria dos participantes tem unidades industriais de confecção de enchidos, que são escoados tanto no mercado nacional como internacional, pelo que a divulgação do produto é fundamental para que as pessoas o procurem, posteriormente, nas superfícies comerciais.
Jorge Morais não tem dúvidas que, durante os dois fins-de-semana em que decorre a Feira, há muitos autocarros que fazem percursos pelas amendoeiras em flor que já incluíram Mirandela no roteiro de paragens obrigatórias.
Quanto ao processo para a alheira de Mirandela obter a distinção de Indicação Geográfica Protegida (IGT), que já se arrasta há anos, o presidente da ACIM afirma que a exigência do porco bísaro na lista de ingredientes principais da alheira não agrada aos produtores. No entanto, o responsável aguarda um desfecho, o mais breve possível, deste processo.
A par da venda dos produtos, a IX edição da Feira oferece, ainda, passeios todo-o-terreno, bem como concursos regionais de gastronomia nos restaurantes aderentes à Rota do Azeite.