Ter, 06/03/2007 - 10:59
“Mirandela aposta na sua riqueza gastronómica, que se distingue pela alheira certificada. Por isso, quem passa por cá não deixa de levar para casa este ex-libris”, salientou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), Jorge Morais.
O responsável realça, ainda, que este certame já alcançou o objectivo pretendido, uma vez que os produtores, para além de fazerem um grande volume de negócios durante a feira, também conseguem promover os seus produtos a nível nacional.
A maioria dos participantes tem unidades industriais de confecção de enchidos, que são escoados tanto no mercado nacional como internacional, pelo que a divulgação do produto é fundamental para que as pessoas o procurem, posteriormente, nas superfícies comerciais.
Jorge Morais não tem dúvidas que, durante os dois fins-de-semana em que decorre a Feira, há muitos autocarros que fazem percursos pelas amendoeiras em flor que já incluíram Mirandela no roteiro de paragens obrigatórias.
Quanto ao processo para a alheira de Mirandela obter a distinção de Indicação Geográfica Protegida (IGT), que já se arrasta há anos, o presidente da ACIM afirma que a exigência do porco bísaro na lista de ingredientes principais da alheira não agrada aos produtores. No entanto, o responsável aguarda um desfecho, o mais breve possível, deste processo.
A par da venda dos produtos, a IX edição da Feira oferece, ainda, passeios todo-o-terreno, bem como concursos regionais de gastronomia nos restaurantes aderentes à Rota do Azeite.


