class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165685 node-type-noticia">

            

Onde estavam os javalis?

Ter, 06/03/2007 - 10:57


Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi, mais uma vez, palco do Rural Arcas que decorreu nos passados dias 24 e 25 de Fevereiro. Durante aquele fim-de-semana, tiveram lugar batidas ao javali e uma feira de produtos locais, que levaram animação cultural e económica à população daquela freguesia.

O largo da aldeia, arranjado no ano passado, onde há muitos anos se realizavam feiras periodicamente, voltou a ver os comerciantes exporem os seus doces, pão, mel, queijo, fumeiro e artesanato.
Nas duas batidas de caça ao javali participaram, ainda, cerca de 150 caçadores que, apesar da grande quantidade de disparos, não conseguiram capturar nenhum animal. No final do certame, apenas, um javali foi abatido.
As cozinheiras trataram de preparar e confeccionar pratos à base deste animal, ao qual se juntaram carnes de cordeiro e vitela.
Já na feira, apesar do tempo frio e húmido que se fez sentir no primeiro dia de certame, a animação não faltou e a Banda 25 de Março (Lamas), os Bombos de Bagueixe e de Vale da Porca ajudaram à festa.
A dimensão económica deste evento é significativa para a população de Arcas, uma vez que, além de permitir a realização de receitas no escoamento dos produtos locais, possibilita a ocupação das duas unidades hoteleiras locais. Segundo a organização “o número de pessoas que se deslocaram à feira durante o fim-de-semana foi superior à capacidade hoteleira da aldeia, pelo que várias pessoas tiveram de ficar noutras localidades, como Torre de Dona Chama”.