class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165682 node-type-noticia">

            

Vinho do Douro biológico

Ter, 06/03/2007 - 10:53


Gilberto Pintado, produtor vitivinícola da região do Douro Superior, lançou-se na aventura de criar e engarrafar o primeiro vinho de mesa de origem biológica de toda a Região Remarcada do Douro. O vitivinicultor aguarda, agora, pela saída de uma portaria que lhe permita comercializar este néctar que já foi classificado como “Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada” (VQPRD), uma vez que todo o processo burocrático se encontra em curso em organismos como o Instituto do Vinhos do Douro e Porto.

O modo de produção de vinho biológico é um pouco diferente, já que as vinhas não levam qualquer tratamento fitossanitário de origem química. Também no processo de conservação, produtos sulfurosos ou outros derivados químicos não actuam sobre os néctares.
Para já, serão colocados no mercado o vinho de mesa tinto, branco e rosé, repartidos por cinco mil garrafas de meio litro e produzidos biologicamente.
“Cada vez mais existe um nicho de mercado próprio para os produtos biológicos e temos que apostar neste segmento. Assim, vou começar a comercializar o vinho através da Internet para os países nórdicos, onde produtos deste tipo têm uma grande aceitação,” explicou Gilberto Pintado.
Em Portugal já há pessoas a consumir produtos biológicos, com principal incidência nos grandes centros urbanos do País.
Agora, o produtor/engarrafador vai esperar pela evolução de mercado, com objectivo de aumentar a quantidade de vinho. Neste momento, cada litro produzido em modo biológico poderá custar cerca de 45 euros, uma vez que este tipo de concepção é três vezes mais dispendioso que o tradicional.
Ao que foi possível apurar, já há produtores, na região do Douro, a engarrafar Vinho do Porto produzido em modo biológico.