class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165679 node-type-noticia">

            

Povos Ibéricos reúnem-se

Ter, 06/03/2007 - 10:47


Portugueses e espanhóis animam a IX Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, a decorrer em Freixo de Espada à Cinta até ao próximo domingo. Este ano, o certame realiza-se num espaço onde marcam presença cerca 60 expositores ibéricos, entre os quais o Jornal NORDESTE.

Além dos produtos da terra, a animação é uma constante com a participação de grupos etnográficos da região de Salamanca, assim como com a realização do segundo Festival Ibérico de Tunas, que decorreu no passado fim-de-semana, onde marcaram presença seis Tunas oriundas de Portugal e Espanha, num espectáculo colorido típico do espírito académica.
De acordo com várias associações de desenvolvimento local, oriundas da província espanhola de Salamanca, as iniciativas são bons meios de intercâmbio entre os dois povos ibéricos.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, “esta edição apresentou-se com um maior número de expositores, já que houve a fusão entre feira Transfronteiriça e a dos Produtos da Terra”.
Para o próximo fim-de-semana já está agendado um conjunto de actividades, como os jogos tradicionais, uma prova de Santo Huberto, um encontro de bandas filarmónicas e um concerto com os 4 Taste.
Com estas iniciativas, Freixo de Espada à Cinta quer ser, cada vez mais, um local de referência para todos os que aproveitam esta época de turismo sazonal para se deslocar à região do Douro Superior.