class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165677 node-type-noticia">

            

João da Cruz suscita dúvidas

Ter, 06/03/2007 - 10:42


Cerca de 100 comerciantes manifestaram, na passada sexta-feira, as suas preocupações e dúvidas quanto às alterações que vão ser efectuadas na avenida João da Cruz e ruas Guerra Junqueiro e Emídio Navarro. A sessão pública de apresentação e discussão pública, promovida pela Câmara Municipal de Bragança (CMB), teve lugar no Teatro Municipal e permitiu dar a conhecer o projecto de requalificação daquelas vias. “Ouvir a opinião de todos os habitantes, mas, principalmente, dos que vão estar no centro das intervenções foram muitos dos objectivos da sessão”, explicou o presidente da CMB, Jorge Nunes.

Orçado em 1 milhão e 640 mil euros, o projecto salvaguarda o conceito de mobilidade, pelo que a avenida será servida por duas rotundas que permitirão uma maior fluidez do trânsito. A artéria continuará com a circulação automóvel nos dois sentidos, separada por uma extensão ajardinada, e os lugares de estacionamento serão mantidos. “Eu tinha mais problemas com a possível retirada de estacionamentos, mas disseram que isso está resolvido”, confessou Sisnando Ala, comerciante na avenida João da Cruz.
Os responsáveis pelo projecto tiveram, também, em conta a revitalização do centro urbano e valorização das áreas pedonais, pelo que o passeio do lado comercial será aumentado para os 12 metros de largura, de modo a acolher esplanadas nos meses de Verão e a melhorar a passagem de peões.

Praça Cavaleiro Ferreira vai ganhar espaço e iluminação nas árvores

A praça Cavaleiro Ferreira também será intervencionada de modo a possibilitar a realização de eventos ao ar livre que poderão concentrar um largo número de pessoas. A fonte, característica daquela praça, e as árvores serão mantidas e iluminadas por focos.
Já na segunda fase de intervenção, que incidirá sobre as ruas Guerra Junqueiro e Emídio Navarro, serão, também, valorizados os passeios, podendo surgir, ainda, alguns lugares de estacionamento.
As ruas Guerra Junqueiro e do Picadeiro manterão, apenas, um sentido de trânsito, enquanto que na Emídio Navarro se prevê o alargamento da via, para a passagem de veículos nas duas direcções.
As intervenções foram, também, pensadas tendo em conta a rede de abastecimento de água, combate a incêndios, drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.
Recorde-se que a avenida João da Cruz começou a ser construída no final da década de 20, enquanto que os trabalhos de pavimentação foram efectuados entre 1942 e 1946. Já a iluminação e ajardinamento tiveram lugar em 1956.
O projecto de requalificação, recorda o autarca, “encontra-se disponível para consulta pública, pelo que qualquer pessoa pode conhecê-lo melhor”.