class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165629 node-type-noticia">

            

Nordeste promove-se em Espanha

Ter, 27/02/2007 - 10:24


O presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), Júlio Meirinhos, esteve em Madrid (Espanha) para proceder à entrega de diplomas de louvor, no âmbito da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR).

A cerimónia, que decorreu no restaurante Trás-os-Montes, contou, também, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes.
Júlio Meirinhos destacou o contributo que o fundador do restaurante, José Alves, tem dado à projecção de Trás-os-Montes e da sua gastronomia na capital espanhola, razão pela qual foi distinguido. “É um prémio merecido pela iniciativa e estilo que imprimiram a este estabelecimento que é um símbolo da nossa região, pelo que há muito tempo lhes devia ter sido reconhecido o papel que vêm desempenhando”, concluiu o responsável.
O Restaurante Trás-os-Montes, situado numa das zonas modernas do Norte de Madrid, foi fundado há uma dúzia de anos e dirigido por José Alves e sua esposa, Maria da Graça, ambos transmontanos dos pés à cabeça, ele natural de Carção (Vimioso) e ela de Labiados (Bragança).
O casal transformou a unidade “num espaço modelo de liderança profissional e empresarial e, ao mesmo tempo, na projecção da cultura e maneira de ser de uma região como Trás-os-Montes e suas gentes”, sublinhou o presidente da CMB, Jorge Nunes.

Pratos são confeccionados a partir de receitas tradicionais de Trás-os-Montes

Grande parte dos pratos é elaborado a partir de produtos de Trás-os-Montes, como os enchidos. Também os vinhos propostos na carta constituem uma boa amostra, dos quais de destacam os do Douro, Porto, aguardentes velhas e vinhos verdes.
Para além da gastronomia, no Trás-os-Montes respira-se o ambiente desta região portuguesa, pois toda a decoração é feita à base de motivos transmontanos, como paredes em azulejos com a Sé de Miranda do Douro, paisagens das arribas do Douro ou o Castelo de Bragança.
José Alves e Maria da Graça emigraram para Espanha há mais de 30 anos e antes do Trás-os-Montes fundaram o restaurante DonSol. Aí, associaram a identidade e fidelidade à sua terra, vocação gastronómica e, além disso, uma grande capacidade empreendedora num mercado competitivo como o madrileno.
Actualmente, estão já a acabar a decoração de um novo restaurante, que abrirá em Abril deste ano, ao qual imprimirão o mesmo estilo dos anteriores.