Ter, 27/02/2007 - 10:18
A carrinha irá efectuar a primeira viagem na próxima segunda-feira, com destino às localidades de Alfaião e Carvas, visitando, mensalmente, todas as localidades do concelho.
A UMS, apetrechada com diverso equipamento, desde um aparelho para efectuar electrocardiogramas a marquesa ginecológica, visitará os utentes do Mundo Rural, que, muitas vezes, têm dificuldade em se deslocarem ao Centro de Saúde.
Este novo serviço vai ajudar à implementação dos enfermeiros de família, que irão acompanhar de perto as necessidades dos utentes e encaminhá-los, sempre que necessário, para o médico de família.
“As visitas serão feitas com uma enfermeira, que será responsável pelas famílias das zonas que irá visitar”, explicou a técnica da Sub-Região de Saúde de Bragança, Jacinta Fernandes.
Os idosos e pessoas dependentes vão ser utentes prioritários, uma vez que precisam de cuidados de saúde diferenciados.
“A rede dos cuidados continuados está a ser desenvolvida, pelo que a articulação deste serviço com a identificação de acamados e outras situações de dependência, que requerem outro tipo de tratamentos é fundamental”, acrescentou Jacinta Fernandes.
Mirandela é o único concelho do distrito de Bragança que não possui uma UMS
A vacinação também vai estar na mira dos enfermeiros de família, uma vez que, no Mundo Rural, cerca de 50 por cento da população não tem a vacina contra o tétano em dia.
“No distrito de Bragança, a percentagem de vacinação contra o tétano ronda os 80 por cento, mas no concelho ronda os 55 por cento, sendo um pouco inferior no Mundo Rural”, salientou a responsável, acrescentando que não se trata de uma situação de risco.
A UMS do concelho de Bragança surgiu no âmbito de um acordo de cooperação entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) e a Santa Casa da Misericórdia de Bragança.
Trata-se de um investimento de 57 mil euros, financiados em 75 por cento pelo programa Saúde XXI e em 25 por cento pela autarquia local.
“Assim podemos chegar às aldeias mais afastadas, proporcionando às populações os mesmos cuidados de saúde”, frisou o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro.
No distrito de Bragança, Mirandela é o único concelho que ainda não dispõe de uma UMS, dado que as verbas no âmbito do programa Saúde XXI já estão esgotadas.
O município terá, agora, que aguardar pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional, para efectuar uma candidatura neste âmbito.


