class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165623 node-type-noticia">

            

Graça Morais baptiza Centro de Arte

Ter, 27/02/2007 - 10:14


O Museu de Arte Contemporânea de Bragança vai adoptar o nome da pintora Graça Morais.

A escolha, anunciada ontem, em Assembleia Municipal, recaiu sobre a artista devido às suas origens transmontanas, mas, sobretudo, “numa atitude de reconhecimento pela sua obra”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes.
O espaço, que deverá abrir em Outubro ou Novembro, vai acolher sete salas de exposição permanente que serão ocupadas, exclusivamente, com trabalhos de Graça Morais, disponibilizados pela própria pintora. “Celebrámos um protocolo, no qual ficou estabelecido que a artista faria uma doação ao museu. As suas restantes obras ficarão em regime de comodato”, informou o autarca.
Deste modo, para exibição permanente, Graça Morais oferece 50 desenhos e pinturas sobre papel e duas telas denominadas “Maria” e “Delmina”. Já em regime de comodato, a artista cede, pelo período de dez anos, as pinturas e desenhos necessários para preencher todas as salas do espaço destinado à exposição permanente.
“Como vai concentrar obras de apenas uma artista pode atrair mais visitantes a Bragança”, sublinhou o edil.
Para Jorge Nunes, a exposição permanente de Graça Morais é uma mais-valia para a cidade. “É um pormenor diferenciador, porque se uma pessoa de qualquer sítio quiser conhecer o trabalho da pintora sabe que terá que se deslocar a Bragança”, assevera o autarca.

INATEL vai avançar com um Centro de Turismo Rural no parque de campismo na freguesia de Meixedo

O Instituto para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores (INATEL) vai avançar com a construção de um Centro de Turismo Rural no parque de campismo “Sobre Águas”localizado na freguesia de Meixedo (Bragança).
Aquele organismo tem, assim, que proceder à edificação de uma estrutura de turismo, bem como à dinamização e exploração daquele espaço, cedido gratuitamente pela CMB. Em contrapartida pela construção da unidade, a autarquia cede um edifício do seu património, por um período de 25 anos, para a instalação da delegação distrital do INATEL.
O Centro de Turismo Rural terá a capacidade de 50 quartos, com serviços equivalentes a uma unidade hoteleira de quatro estrelas.
Durante a Assembleia Municipal foi, ainda, discutido o futuro do Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros. Segundo Jorge Nunes, “a autarquia sempre colaborou activamente em todo o processo, pelo que esse equipamento deve continuar em Bragança”.
Face à impossibilidade do Governo no que diz respeito ao financiamento daquela escola, a edilidade manifesta, ainda, toda a sua disponibilidade relativamente a este processo. “Não é vulgar que um serviço criado num município seja retirado de ânimo leve, pelo que mantemos a nossa intenção de cooperar”, realçou o presidente da CMB.