class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165590 node-type-noticia">

            

Douro Superior prepara amendoeiras

Qua, 21/02/2007 - 16:23


Os quatro concelhos do Douro Superior (Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa) prepararam-se para receber os turistas que, nesta altura do ano, se deslocam à região para contemplarem as amendoeiras em flor.

No passado fim-de-semana já era possível observar autocarros de diversos pontos do País com dezenas de turistas que quiseram observar os tons destas flores nos vales dos rios Douro e Sabor.
Até ao final do mês de Março, cada concelho disponibiliza aos visitantes um conjunto de iniciativas onde a gastronomia, os vinhos do Douro, artesanato, etnografia, mostras de produtos regionais e espectáculos musicais assumem um papel de relevo.
Aproveitando o período festivo do Carnaval, Torre de Moncorvo foi o primeiro município a dar início às Festas da Amendoeira em Flor com o corso carnavalesco.
Já em Freixo de Espada à Cinta, o destaque que vai para a Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda. Por seu lado, Mogadouro acolhe mais uma edição da Feira Franca dos Produtos da Terra e uma prova de atletismo de montanha, a contar para nacional desta modalidade.
No contexto turístico, Vila Nova de Foz Côa é, provavelmente, a localidade que reserva maior número de iniciativas, onde se destacam as provas do circuito nacional de kartcross e autocross.
Os santuários rupestres do Vale do Côa – Património Mundial estão, também, associados a este programa das amendoeiras em flor, uma vez que várias se relacionam com este tipo de turismo.
Na óptica do presidente da Região Turismo do Nordeste Transmontano, Júlio Meirinhos, o período das Amendoeiras em Flor é uma época de excelência para o turismo da região. Ao mesmo tempo, representa uma oportunidade de negócio para a hotelaria local e para o escoamento dos produtos endógenos.
“O sector turístico deve primar pela excelência da oferta e os operadores turísticos começam a preparar pacotes com a duração de três a quatro dias”, salienta o responsável.