Qua, 21/02/2007 - 10:40
Na sua terra, santuário das suas folias e travessuras, os Caretos são, com os seus chocalhos, ainda, mais terríveis. A sua irreverência e animação fascinam o largo número de visitantes que procuram aquela localidade transmontana para assistirem ao Carnaval.
Este ano, a Associação do Grupo de Caretos de Podence (AGCP) fez uma aposta em várias actividades, entre o “domingo gordo” e a terça-feira de Carnaval, a que chamou de Entrudo Chocalheiro.
O cartaz de 2007 introduziu duas novidades em relação aos anos anteriores, como uma feira de produtos locais e um leilão de fatos de careto. As duas iniciativas foram, segundo o presidente da AGCP, António Carneiro, “uma aposta ganha”.
Em frente à Casa do Careto, sede daquela colectividade, foram instaladas 12 barracas para a venda de produtos locais. Nove das quais foram ocupadas com produtores de Podence, enquanto que as restantes com fabricantes do concelho.
Seis pessoas vestiram os fatos de Caretos que foram leiloados através da Internet antes do Carnaval
O leilão de fatos, que decorreu via Internet no período que antecedeu o Carnaval, permitiu que visitantes se vestissem de Careto. Como resultado, os seis fatos que aquela colectividade tem foram leiloados e seis pessoas puderam experimentar, por dentro, a folia de ser careto.
Para além dos Caretos e das Matrafonas, oriundos de Podence, o Entrudo Chocalheiro contou com a ajuda de vários outros grupos, entre eles os Galandum Galundaina, que, na companhia do músico espanhol Paço Diéz, percorreram as ruas de Podence no Domingo.
Para António Carneiro, a iniciativa do Entrudo Chocalheiro mostrou o potencial do Carnaval de Podence como pólo de atracção turística para o Nordeste Transmontano. “Esta vantagem deveria ser explorada no futuro”, sublinhou o responsável. Contudo o presidente da AGCP queixa-se dos poucos recursos financeiros da colectividade, em particular os oriundos da autarquia. “Os Caretos de Podence levam o nome de Macedo de Cavaleiros muito para além das suas fronteiras regionais”, asseverou António Carneiro.
Segundo o responsável, Podence recebeu, anteontem, várias centenas de visitantes provenientes, na sua esmagadora maioria, de fora da região transmontana.
A ocupação hoteleira também beneficiou com o Entrudo chocalheiro, uma vez que se verificou lotação em várias unidades do concelho.