Ter, 06/02/2007 - 10:19
A representar Trás-os-Montes esteve o Jornal NORDESTE que, em conjunto com o restante grupo de publicações regionais, participou numa reunião com o presidente da CE, Durão Barroso, bem como com elementos de diferentes direcções gerais que integram aquele organismo.
Na terça-feira, 30 de Janeiro, a jornada começou cedo com um encontro com o responsável da Direcção Geral de Agricultura (DGA) da CE, José Manuel Sousa Uva, que falou e lançou alguns pareceres acerca da Política Agrícola Comum e as suas reformas aliadas ao programa Leader. As intervenções ao nível do sector vitivinícola, hortícola e frutícola, e especialização dos recursos humanos, entre outros, foram alguns dos temas abordados, perante o olhar atento do grupo de jornalistas.
Terminada a visita à DGA, retomámos viagem rumo ao edifício da CE, para o encontro com Durão Barroso. Cumpridos todos os requisitos de segurança exigidos, fomos conduzidos a um dos principais gabinetes, num dos andares mais cimeiros daquele edifício, o que nos proporcionou uma vista privilegiada sobre Bruxelas.
Presidente da Comissão Europeia sublinhou as mudanças e progressos desde que assumiu funções
Após as apresentações iniciais e a acomodação no espaço, decorado com peças de artistas contemporâneos portugueses, Durão Barroso começou por fazer uma retrospectiva quanto ao trabalho da CE e a sua actual situação. A globalização, bem como as preocupações com o meio ambiente, foram outras das temáticas abordadas.
O dia de trabalho terminou com a reunião, no edifício da Direcção Geral do Desenvolvimento Regional (DGDR), com Eduardo Barreto e João Faria, técnicos daquele organismo. O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para 2007-2013 foi um dos temas mais debatidos na DGDR, bem como a importância que o investimento na formação e especialização dos recursos humanos para a inovação e aumento de competitividade de uma região ou país.
A manhã do último dia de visita, quarta-feira, foi dedicada à visita com Rui Cavaleiro, técnico da Direcção Geral de Saúde e Consumidores (DGSC). Este organismo, além de ter como objectivo proteger o consumidor, intervém, também, na saúde animal e seus reflexos na vida humana.
A visita à DGSC encerrou o périplo por Bruxelas, que foi sempre acompanhado por Ana Cabo, técnica da Direcção-Geral de Comunicação da Representação em Portugal da CE.