class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165359 node-type-noticia">

            

Murça apoia jovens casais

Ter, 23/01/2007 - 14:51


A Câmara Municipal de Murça (CMM) distribuiu, ontem, 22 mil euros por 32 jovens casais que decidiram fixar-se no concelho.

Este apoio social tem como principal objectivo combater a desertificação do município, através da fixação de jovens casais, que recebem dois mil euros.
Quatro anos após o lançamento deste subsídio, o presidente da CMM, João Teixeira, afirma que a maioria dos jovens continuam a trabalhar na área do município, contribuindo para o seu desenvolvimento económico.
Apesar de salientar que se trata de uma “boa” iniciativa, o edil reconhece que este apoio não é suficiente para evitar que os jovens partam à procura de uma vida melhor.
“ Nós damos uma ajuda para sensibilizar as pessoas a arranjarem o seu emprego na área do município. A maioria dos postos de trabalho estão ligados aos sectores vitivinícola e olivícola. Há muitos jovens agricultores e isto é um complemento e um incentivo para outros que se queiram radicar aqui”, acrescentou João Teixeira.
Apesar do sucesso desta medida, o autarca realça que vai introduzir pequenos ajustes para tornar este apoio ainda mais social, limitando as candidaturas a jovens casais com rendimentos mensais inferiores a 1.500 euros.
Além disso, também vai ser criado o apoio à natalidade. Os bebés que nascerem no concelho de Murça, ainda durante este ano, vão ser recebidos com um cheque no valor de 750 euros. Trata-se de mais um incentivo para os jovens que ainda residem no concelho, que, independentemente do número de filhos, poderão fazer face a algumas despesas com o subsídio atribuído pela autarquia.
Apesar das dificuldades financeiras com que se depara a CMM, João Teixeira afirma que se trata de um apoio social que, desde 2002, já contou com um investimento na ordem dos 250 mil euros.